De Jojo Todynho a Deborah Secco: desfile de marca baiana é destaque na SPFW - Revista Esquinas

De Jojo Todynho a Deborah Secco: desfile de marca baiana é destaque na SPFW

Por Ana Paula Alves e Lorena Ortega : novembro 19, 2022

Pré-abertura do desfile da marca Meninos Rei na 54° edição da SPFW. Foto: Lorena Ortega / Revista Esquinas

Em sua quarta participação na SPFW, a Meninos Rei reafirma seu compromisso com o combate ao racismo e à desigualdade social

Na última quarta-feira (16), no Komplexo Tempo, na região da Mooca, a marca baiana, Meninos Rei realizou o desfile “Onde nasce a arte”, que contou com a participação de grandes personalidades brasileiras na passarela, na 54a edição da São Paulo Fashion Week (SPFW).

Os responsáveis pela concepção e criação da marca são os irmãos Céu e Júnior Rocha. A abertura do desfile se deu com a performance de Márcio Victor, vocalista da banda de pagode baiana Psirico, com a música “Firme e Forte”.

Para relembrar as origens da marca e de seus criadores, foi projetada no telão a frase “Direto do subúrbio ferroviário de Salvador-Bahia”, logo no início da apresentação.

As tendências da Meninos Rei

Com combinações de cores e estampas inusitadas, a quarta participação da grife nas passarelas da SPFW agitou o evento. Os modelos vestiam “blazer cropped”, mini saia e diversos recortes em 3D. Cores vibrantes e padronagens marcantes são as apostas para o verão 2023.

A brasilidade junto com a cultura africana foi evidenciada nas peças. Óculos multicoloridos e máxi acessórios também marcaram a apresentação.

Os looks da Meninos Rei levaram grandes marcas já estabelecidas no mercado como o grupo Arezzo & Co. Os sapatos com cordas e trabalhados com a técnica de patchwork foram criados em parceria com a marca Arezzo. Além disso, muitos possuíam referências ancestrais e tecidos africanos. As passarelas foram marcadas pela exaltação do poder e da beleza feminina tanto nas roupas quanto nos calçados.

Além da presença das famosas personalidades brasileiras, o que também chamou a atenção no desfile foi a trilha sonora, por Mauro Telefunksol. As músicas eram fortes e vibrantes, que ornavam com as estampas e cores da coleção inédita. Além de dar um importante aspecto sonoro ao desfile, a trilha causou entusiasmo nos espectadores e também nos modelos, que paravam no meio e no final da passarela para dançar. O trabalho de Mauro trouxe um aspecto dinâmico e interessante à apresentação na SPFW.

Veja mais em ESQUINAS

SPFW 53: marcada por grandes estreias e desfiles híbridos, conheça as novidades do evento

Focus Fashion Summit: evento promove o resgate da moda nacional

“A roupa pode virar uma insegurança”: como a moda pode reforçar padrões nas universidades

Moda representativa

A moda inclusiva foi um diferencial no desfile. Com a premissa de que todas as formas de corpos poderiam usar as roupas confeccionadas pela Meninos Rei, Thaís Carla, dançarina e influenciadora que discute a gordofobia, marcou presença no desfile junto com Jojo Todynho e Deborah Secco.

“Eu grito o som da minha dor, Eu grito o som da minha arte, Eu grito a beleza da minha cor”.

– Céu Rocha

Para representar a moda social e diversa, em um ponto lateral da passarela havia uma modelo pintando a unha e em outro um modelo arrumando o cabelo, ambos interpretando cenas do cotidiano em uma espécie de salão de beleza casual. No telão ao fundo a mensagem: “Eu sou favela”.

A relação entre moda e política também foi bastante explorada pelos responsáveis pelo desfile, assim como em outras oportunidades. Com um cartaz exposto na entrada e na saída do local, os criadores provocavam os espectadores sobre o que o cenário da moda tem feito quando o assunto é política.

A ficha técnica do desfile “Meninos Rei – Onde nasce a arte SPFW N54” informa aspectos como direção artística por Céu Rocha e Júnior Rocha, make por Ju Coelho, hair stylist por Zulu Rodrigues, designer gráfico por Edu Rocha, Fashion Filme Maker por Gui Masca, Ilustração estampa por Céu Rocha, Acessórios por Luana Rodrigues, jóias por Pandinha, calçados por arezzo, equipe de costureira por Íris ateliê/ Silvia Mendes/ Vera Monteiro e camareira por Edna Lima.

Todo o projeto teve apoio de patrocinadores, tais como: Arezzo, Glac, Inoar, Cörtex, entre outros.

Editado por Nathalia Jesus

Encontrou algum erro? Avise-nos.