Focus Fashion Summit: evento promove o resgate da moda nacional - Revista Esquinas

Focus Fashion Summit: evento promove o resgate da moda nacional

Por Sarah Campos, Mariana do Patrocínio, Ana Luiza Tavares e Mariana Letizio : outubro 29, 2022

Palco principal do evento em momento pré- palestra. Foto: Mariana do Patrocínio / Revista Esquinas

Dos dias 25 a 27 de outubro, o FOCUS FASHION SUMMIT ocupou o Expo Center Norte, oferecendo produtos, serviços e informações sobre a moda nacional

Atuando também como lugar para conexão entre profissionais da área têxtil, como empresas varejistas, atacadistas, cooperativas e autônomos, o FOCUS FASHION SUMMIT foi sediado na Rua José Bernardo Pinto, 333, Pavilhão Azul – São Paulo, próxima às estações de metrô Portuguesa-Tietê e Carandiru.

O evento contou com duas arenas – NEXT e ACADEMY. O público que adquiriu o primeiro teve acesso a todo o conteúdo disposto no evento em seus três dias, com acesso ao auditório Focus Academy e a programação de workshops, além de um Welcome Kit, pelo valor de R$590,00 (primeiro lote).

A segunda opção dispunha dos mesmos benefícios, porém com o preço cobrado por diária, cada uma a R$190,00 (primeiro lote). Os visitantes ainda possuíam a opção de ingresso gratuito, podendo visitar os dois palcos principais, que apresentavam palestras, talks e desfiles, e acesso ao Fórum de Tecidos e toda a Feira de Soluções, assim como nas outras opções custeadas.

O evento

O local foi preenchido com espaços para startups divulgarem seus produtos, que variavam de tecidos a botões e outros aviamentos. Peças de moda praia, lingerie, sportswear, streetwear foram alguns dos estilos expostos ao público nos stands.

“Está sendo uma experiência nova mas bem legal. Eu acredito que a moda é muito cíclica, então ter um evento que reúne tantos fornecedores, designer e clientes, é muito importante, principalmente agora que o mercado está desaquecido”, comenta Roberta Francieli Tomelin (32), sobre a primeira participação da empresa têxtil catarinense em que trabalha, Estúdio Gate 82.

A diversidade e pluralidade também estavam presentes no evento. Por unir diversas empresas de todos os cantos do Brasil, o FOCUS FASHION SUMMIT juntou em um único espaço diferentes estilos de vestimentas, cada qual com a particularidade da região em que são produzidas e da demanda de seu público.

Érica Huebra (31) e Tuane Gabrielle (26), do Studio Paraizo, por exemplo, afirmaram que, por ser uma empresa carioca, suas produções são voltadas para estampas florais e praianas, assim como suas peças expostas no evento mostravam, e como diversas outras empresas do Rio de Janeiro fazem. “Alguns estúdios do Rio têm uma identidade voltada para uma pegada mais tropical, até por ser uma demanda das pessoas de lá.”, diz Érica.

Já para Roberta, as peças expostas em suas araras variam os modelos a partir da demanda do público a quem são destinados. “Aqui em São Paulo percebemos uma demanda muito maior do geométrico, da gravataria e do animal print. Já na região Sul, vendemos mais o floral enquanto que no Rio de Janeiro, mais estampas de folhagem, fruta e paisagens tropicais”.

Tattoo Week SP 2022 reúne temática social e público inclusivo

8 destaques da São Paulo Fashion Week

“A roupa pode virar uma insegurança”: como a moda pode reforçar padrões nas universidades

Falando de negócios na Focus Fashion Summit

Rodada de negócios e desfiles também atuaram como atrativos no evento. Na passarela, profissionais apresentaram as tendências para a moda de 2023. Camisas, vestidos, saia, calça Wide Leg, gola alta e sobretudo foram destaques nos telões. Cores vibrantes não ficaram de fora e compuseram os looks futurísticos apresentados em um dos desfiles do primeiro dia.

Ainda formando a grade do FOCUS FASHION SUMMIT, palestras, workshops, debates e discussões de estratégias em um futuro pós-pandemia também aconteceram. Entre os participantes, estavam os estilistas Alexandre Herchcovitch, Walter Rodrigues e  Amir Slama, os CEOs Eduardo Cristian, Cláudia Manhães, Richard Stad, João Risoleo, Tiago Peixoto, Felipe Sanchez, Lucas Franzato, Pedro Ruffier e Thiago Schulz. Além dessas presenças, diretores e representantes de marcas como Marisa, Arezzo, Renner e Riachuelo integraram a programação, juntamente a outros consultores de moda, curadores e jornalistas.

Tecnologia e inovação compuseram os dias de evento, um dos stands que chamou grande atenção do público, sendo, estudantes, estilistas, e donos de indústria foi o da Epson, empresa japonesa que é uma das maiores fabricantes mundiais de impressoras. A empresa trouxe uma nova alternativa para o mundo da moda, quando se fala na produção das estampas nos tecidos.

Conversamos com Fábio Tolosa, 39, que nos contou sobre os objetivos e inovação no mundo têxtil. “É uma empresa japonesa que começou a entrar no mercado têxtil a partir de vender tecnologia para terceiros, e depois passou a integrar sua tecnologia própria.”

Além de trazer a impressão de estampas por meio de uma impressora Epson, a tecnologia também tem relevância em seu impacto ambiental, temática que vem sendo abordada em outras eventos de moda e se fez presente no Focus Fashion, “Hoje, quando você faz um processo de estamparia convencional, você gasta cerca de 200 litros de água para cada metro de tecido. Na digital, você gasta 1,5L a cada dois metros. Então é muito impacto ambiental também. E o Brasil hoje tem apenas 7% de mercado trabalhando com essa tecnologia digital. Tem muito para crescer”, conclui Tolosa.

Editado por Nathalia Jesus

Encontrou algum erro? Avise-nos.