“O humor não tem limites, o limite tá onde ele acontece”, diz comediante Léo Lins - Revista Esquinas

“O humor não tem limites, o limite tá onde ele acontece”, diz comediante Léo Lins

Por Breno de Gouveia, Gabriel Alvarado, João Nakamura, Lívia Ulian, Luan Foresti e Thiago Ribeiro. : janeiro 17, 2022

Pesquisadores avaliam a linha tênue entre a liberdade de expressão e o humor e alertam sobre o conteúdo que se transforma em piada na atualidade

factual

O entretenimento é o ato ou efeito de distrair, de divertir. Sendo a diversão um efeito daquilo que causa alegria e excitação às pessoas, a diversão é relativa para cada um, e há casos nos quais as pessoas se divertem às custas das outras. Até que ponto o entretenimento pode chegar e como ele tem moldado a sociedade?

O stand-up surgiu por volta da década de 50 e 60 nos Estados Unidos. Naquela época, os clubes noturnos removeram os números musicais e adotaram o modelo de “clubes de comédia”. O estilo de apresentação ainda é forte nos dias atuais e, no Brasil, grandes humoristas protagonizam seus próprios shows e, por conta dos temas polêmicos abordados por eles, o stand-up inicia um debate em relação ao humor que divide opiniões.

Como a lei interfere no humor

Olhando essa questão com um ponto de vista mais técnico, o Artigo 19° da constituição brasileira determina que “todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão”. Tal direito implica que nenhum sujeito pode ser inquietado pelas suas opiniões, no entanto, para tamanha liberdade é necessário um limite, sendo a própria constituição o limitador.

Tendo em vista o Artigo 5°, inciso X, temos aquilo que melhor desempenha essa função limitadora, pelo fato de reforçar que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.

Muitos humoristas passaram por momentos turbulentos com o público justamente por terem ultrapassado essa barreira. Um dos casos mais famosos foi o dos inúmeros processos contra Rafinha Bastos, por conta de polêmicas em seus shows e nas redes sociais. Atualmente, Rafinha afirma se arrepender de alguns dos entraves que teve no passado e reformulou a sua forma de trabalhar com o entretenimento, no Youtube comanda o podcast “Mais que 8 Minutos” e raramente faz participações em shows de humor ou improviso.

(Reprodução / Twitter: Rafinha Bastos).

O limites da liberdade de expressão no humor

Léo Lins, 39 anos, acumula mais de 880 mil inscritos em seu canal de humor no YouTube e é considerado um dos humoristas mais famosos do Brasil. Seu dia a dia inclui shows de stand-up – com cerca de 1000 fãs por noite -, gravações do programa “The Noite com Danilo Gentili”, produção de roteiros e edição de conteúdo.

Envolvido em diversos escândalos nos últimos anos, Léo assume que não tem limites quando o assunto é humor. Segundo ele, se sua piada faz alguém rir – por mais que seja a minoria -, o objetivo foi alcançado. Independentemente de ofender alguém, carregar opiniões preconceituosas, racistas e gordofóbicas, Lins afirma que procura apenas provocar o riso no espectador: “O humor não tem limites, o limite tá onde ele acontece, isso pra mim resume tudo, a partir do momento que começarem a entender isso vai ficar mais fácil”.

O humorista explica que sua intenção não é ofender alguém: “Óbvio que não vou sair fazendo piada com pessoas na rua, eu não vou ver um cadeirante e fazer piada com ele, eu não vou ver um anão no ponto de ônibus e fazer piada com ele. Agora se eu tô em um palco de stand-up, convido as pessoas para subir e fazer uma fritada, vai lá um cadeirante e um anão, eu vou deixar de fazer piadas com eles? Não, aqui o ambiente é para isso”. Ele relembra que quando iniciou a carreira, em 2005, o público era mais tolerante com seu humor ácido – ou negro, como ele mesmo intitula.

Léo Lins conta que não se arrepende de nenhuma piada que faz. Segundo o humorista, o riso sempre vale a pena. Ele ainda explica que não tem o objetivo de agradar todo mundo, e assume que seu público nos shows de stand-up é bastante nichado: “Os assentos nos meus stand-ups são ocupados praticamente apenas por homens, entre 20 e 45 anos. Eu olhei a fila de um show com piadas mais pesadas e comentei com o Murilo (outro humorista) que era composta de 95% homens, uma ou outra mulher que era amiga ou ia acompanhar o marido ou namorado”.

Veja mais em ESQUINAS

“Pedala, Robinho!”: Pessoas com nanismo são vítimas de capacitismo no entretenimento

Entretenimento televisivo na pandemia: Válvula de escape ou distração viciante?

Muito além da manga com sal: conheça a história de Bruno Diferente

O outro lado da moeda: o público

O carioca conta que já ouviu comentários surpreendentes do público feminino e de pessoas que o julgavam antes de assistirem o stand-up: “Muitos já vieram me falar que não gostavam de mim, e que depois de conhecerem meu show, até deram risada e se divertiram. Tem um relato desse fim de semana, a namorada de um fã meu comentou antes de um show ‘Puts, logo o show dele?’ e quando acabou o show, falou que amou, achou sensacional”.

Lins também comentou os processos e xingamentos que ele e outros humoristas recebem por conta das piadas “ácidas”. Segundo o comediante, sempre que alguém fala com ele educadamente, pessoalmente ou por mensagem, ele responde da mesma forma. Quem fala com xingamentos ou grosseria, ele responde fazendo piada com essas pessoas. Essa foi a maneira que encontrou de lidar com quem o incomoda, seja no meio de um show ou nas redes sociais. “Se quiser vir com processo, então vamos para justiça, e o que eu vou fazer com isso? Mais piadas! O seu processo me rendeu mais piadas”, afirma.

O autor de “Segredos da comédia stand-up” acredita que não devem existir limites da liberdade de expressão no humor. Ele explica que muitos processos que recebe não têm justificativa, defende uma atualização na legislação e argumenta que vários processos contra os humoristas na realidade são subjetivos, e “vão da cabeça do juiz”. Ele explica que algumas pessoas não consideram a piada ofensiva, ao contrário da vítima, que leva a decisão final para a corte.

Quando um comediante acredita que suas piadas não são preconceituosas e não ofendem alguém, mas vítimas se sentem atingidas e buscam lutar por seus direitos, é preciso pensar sobre os limites e contornos da liberdade de expressão, dos direitos humanos e da justiça.

A coordenadora do GP de música e entretenimento do INTERCOM, Nadja Vladi Gumes, fala mais sobre a relação entre o humor e a comunicação:

Editado por redação

Encontrou algum erro? Avise-nos.