Entre lugares pequenos e espaçosos, decorações e diversos tipos de conteúdos, os sebos nos apresentam um mundo à parte
Com livros usados, experimentamos conhecer novas histórias. Por isso, vamos ver quais os cinco sebos mais antigos de São Paulo?
Sebo do Messias
Localizado na praça Dr. João Mendes, na Sé, o sebo do Messias tem mais de 55 anos de existência. Com cerca de 240 mil exemplares de livros, o maior dos sebos brasileiros é rodeado de histórias e conta com 44 funcionários que, unidos ao simpático Messias, dono do local, dedicam-se a vender não só os mais diversos livros, mas também coleções de discos, vinis e LP’s.
Ver essa foto no Instagram
Após uma conversa com Messias, sua trajetória ao vender livros torna-se memorável. Ele passou anos dedicando-se à venda de livros de maneira ambulante para sobreviver e, dessa maneira, criou conexões com pessoas e garantiu receitas estáveis.
Foi a partir de um arsenal de cinco mil livros deixados por um amigo falecido que Messias se deparou com a possibilidade de criar um sebo.
Junto com sua equipe, Messias construiu a história de um dos sebos mais antigos de São Paulo e um dos mais reconhecidos nacionalmente.
Serviço
Endereço: Praça Dr. João Mendes, 140 – Sé
Horários: Segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 17h
Confira em: https://sebodomessias.com.br
Livraria Calil Antiquária
Localizada no nono andar de um edifício do centro histórico de São Paulo, o sebo Calil, conhecido como livraria, é rodeada de livros e documentos que contam a história da capital paulista. Fundado em 1945, o mais antigo dos sebos da cidade de São Paulo tem aproximadamente 450 mil exemplares das áreas de humanidade, além de encadernações e gravuras.
Ver essa foto no Instagram
Ao conversar com a bibliotecária e atual representante do sebo, Maristela, que herdou a livraria após a morte de seu pai, Líbano Calil, foi possível conhecer um pouco mais sobre a trajetória do local. Sendo um grande valorizador da literatura como patrimônio nacional, Calil passou a formar um acervo através de seus livros preferidos e, dessa maneira, criou uma livraria repleta de manuscritos, obras de arte, postais e fotografias, além de outros elementos literários de grande interesse dos colecionadores que frequentam do local.
Serviço
Endereço: Rua Br. de Itapetininga, 88 – Centro histórico de São Paulo
Horários: Segunda a sexta, das 10h às 17h; sábado, das 10h às 13h
Confira em: www.livrariacalil.com.br
Sebo Corsarium Alfarrabista
Localizado na rua Augusta, em uma pequena loja da Galeria Village, o Corsarium Alfarrabista é um sebo criado em 1999, voltado para todos os gostos musicais. O local atraiu amantes da música há cerca de 25 anos.
Ver essa foto no Instagram
Fred, dono e idealizador do sebo, contou a trajetória do local. Inicialmente, o sebo abrangia livros e vinis, mas, na época da pandemia, a venda literária caiu muito. Por outro lado, a venda de discos e vinis aumentou gradativamente. Foi aí que ele decidiu parar de vender livros e focar somente na venda de discos, conquistando um lugar relevante no mercado.
Atualmente, o estabelecimento conta com mais de dez mil obras, incluídas no site ou fisicamente. Seus discos são bastante variados, de intérpretes nacionais e internacionais.
Serviço
Endereço: Galeria Village – Loja 10, Rua Augusta, 1492 – Consolação
Horários: Segunda a sábado, das 15h às 21h
Confira em: https://www.instagram.com/corsarium/
VEJA MAIS EM ESQUINAS
O futuro das bibliotecas, livrarias e editoras no Brasil
Mais do que apenas livros: entenda a importância da representatividade dentro do mercado editorial
Livraria apenas com obras de mulheres: conheça a Gato sem Rabo e outras iniciativas
Sebo Red Star
Um destaque em meio às ruas de Pinheiros, o sebo Red Star fica localizado na rua Teodoro Sampaio e surgiu em 1989, como a casa de tesouros que se estendem desde edições especiais de gibis até raros CDs e DVDs. A loja, já com cerca de 35 anos de mercado, permite reservas, trocas e descontos, além de realizar entregas para todo o Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Embora capaz de atender os mais variados tipos de gostos de clientes, o Red Star valoriza bastante a literatura nacional e o patrimônio nacional através de um acervo variado de escritores brasileiros.
Serviço
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, 2044 – Pinheiros
Horários: Segunda a sexta, das 10h às 18h30; sábado das 10h às 18h
Confira em: https://www.instagram.com/redstarsebo/
Sebo Nova Floresta
Assim como o sebo do Messias, o Nova Floresta também fica na praça Dr. João Mendes e é um marco do centro histórico de São Paulo. Criado no ano de 1999, o estabelecimento conta com um acervo de mais de 150 mil livros distribuídos em três andares, além de vinis, CD’s, DVD’s e LP’s.
Ver essa foto no Instagram
O subgerente José Dias conta que o proprietário sempre fora um amante da literatura e colecionador de exemplares, o que o levou a abrir o sebo cujo nome é inspirado no sermão “Nova Floresta”, de Padre Manuel Bernardes, expoente do Barroco português.
O espaço trabalha com todas as áreas do conhecimento humano, porém dá destaque para um conjunto rico de obras jurídicas, que se estendem por mais de uma parede. Além da compra tradicional, o sebo possui um sistema de troca de livros. O cliente recebe um cupom pela obra que leva ao sebo e, por meio dele, pode permutar por outro exemplar.
Serviço
Endereço: Praça Dr. João Mendes, 25 – Centro histórico de São Paulo
Horários: Segunda a sexta das 10h às 19h; sábado das 10h às 15h
Confira em: https://www.sebonovafloresta.com.br