Relembre a visita da Rainha Elizabeth II na inauguração do MASP, em 1968 - Revista Esquinas

Relembre a visita da Rainha Elizabeth II na inauguração do MASP, em 1968

Por Enzo Fiori e Maria Fernanda Viana : setembro 8, 2022

Foto: MASP / Divulgação

A monarca esteve de visita em terras tupiniquins, passou por várias cidades ao longo da viagem, entre elas, São Paulo e Rio de Janeiro

Em 7 de Novembro de 1968, a Rainha Elizabeth esteve na inauguração do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), no número 1578 da Avenida Paulista. A galeria de arte ficava situada anteriormente na Rua Sete de Abril, na República.

Visitando o prédio desenhado por Lina Bo Bardi, cartão postal da cidade, a rainha se surpreendeu ao encontrar, no acervo, um quadro pintado por Winston Churchill (1874-1965), Primeiro Ministro durante sua coroação e a Segunda Guerra Mundial.

rainha

Rainha Elizabeth II caminha pelos dos corredores do MASP.
Divulgação / MASP

Além da presença da realeza da Inglaterra, a cerimônia de reinauguração contou com o então prefeito da cidade de São Paulo, José Maria Faria Lima, e com o crítico e historiador de arte Pietro Maria Bardi, que surpreendeu a rainha ao afirmar que o Brasil foi o primeiro país a expor as obras do ex-primeiro ministro britânico.

Veja mais em ESQUINAS

Rei Charles: confira momentos do sucessor da Rainha Elizabeth II no Brasil

Em São Paulo, 7 de setembro teve de tudo, menos Independência

Anos 80 de volta: por que hits antigos voltam a fazer sucesso? 

Após a visita a São Paulo, o casal monarca marcou presença em um jogo de futebol no Rio de Janeiro, quando conheceram outro rei: Pelé. O encontro marcante com um dos maiores jogadores de futebol foi na Tribuna de Honra do Maracanã, logo após uma partida entre as seleções de Rio e São Paulo. Pelé, na ocasião, marcou o 900º gol de sua carreira.

rainha

Rainha Elizabeth ao lado de Pelé.
Arquivo Nacional

Em suas redes sociais, Plé se manifestou sobre a morte da rainha da Inglaterra: “Seus feitos marcaram gerações. Este legado durará para sempre”.

Editado por Pedro Moreira

Encontrou algum erro? Avise-nos.