"Agora é olho no olho": cerimônia do Troféu Mesa Redonda está de volta ao presencial; confira os premiados - Revista Esquinas

“Agora é olho no olho”: cerimônia do Troféu Mesa Redonda está de volta ao presencial; confira os premiados

Por Mariana Letizio, Sarah Campos e Pedro Hernandes : novembro 21, 2022

Premiação foi ao ar no dia 20/11. Foto: Nicole Mingoranci

Após pandemia, cerimônia do Troféu Mesa Redonda está de volta ao presencial, na sede da Gazeta; confira indicados, premiados e entrevistas exclusivas

A TV Gazeta exibiu neste domingo, 20, a 19ª edição do Troféu Mesa Redonda, tradicional premiação dos melhores da temporada do futebol brasileiro. Conhecido como “Oscar do Futebol Brasileiro”, o troféu volta a ser realizado de modo presencial após dois anos de operação remota. A cerimônia foi realizada com apresentação de Flávio Prado e Michelle Giannella. 

TROFÉU MESA REDONDA

Flávio Prado e Michelle Giannella foram os apresentadores da noite.
Nicole Mingoranci

Chico Lang, comentarista do Mesa Redonda e da Gazeta Esportiva, comemora o retorno presencial e ressalta a expectativa com a premiação de volta à sede da televisão. 

É o verdadeiro troféu: olho no olho, emoção à flor da pele, isso é muito bacana para todos nós! Estamos muito felizes, principalmente porque todos os jogadores toparam vir, só quem foi para seleção que não veio, disse Chico Lang.

A eleição do prêmio foi realizada por meio de votação popular e aval de jornalistas esportivos. Confira abaixo os indicados ao prêmio. 

Goleiros: Cássio (Corinthians), João Paulo (Santos) e Weverton (Palmeiras) 

Lateral-direito: Fagner (Corinthians), Rodinei (Flamengo) e Samuel Xavier (Fluminense) 

Primeiro zagueiro: David Luiz (Flamengo), Gustavo Gómez (Palmeiras) e Vitão (Internacional) 

Segundo zagueiroEduardo Bauermann (Santos), Murilo (Palmeiras) e Pedro Henrique (Athletico-PR)

Lateral-esquerdo: Piquerez (Palmeiras),  Filipe Luís (Flamengo) e Fábio Santos (Corinthians) 

Primeiro meio-campista: André (Fluminense), Carlos de Pena (Internacional) e Thiago Maia (Flamengo) 

Segundo meio-campista: João Gomes (Flamengo), Zé Rafael (Palmeiras) e Du Queiroz (Corinthians) 

Terceiro meio-campista: Arrascaeta (Uruguai), Paulo Henrique Ganso (Fluminense) e Renato Augusto (Corinthians) 

Quarto meio-campista: Gustavo Scarpa (Palmeiras), David Terans (Athletico-PR) e Everton Ribeiro (Flamengo) 

Primeiro atacante: Dudu (Palmeiras), Luciano (São Paulo) e Pedro (Flamengo) 

Segundo atacante: Gabriel Barbosa (Flamengo), Germán Cano (Fluminense) e Rony (Palmeiras) 

Técnico: Abel Ferreira (Palmeiras), Fernando Diniz (Fluminense) e Dorival Jr. (Flamengo) 

Selecionamos as principais informações sobre os premiados e, a seguir, você confere um panorama geral da carreira de cada uma das estrelas da noite. 

CÁSSIO (CORINTHIANS) troféu mesa redonda

O goleiro do Timão dispensa apresentações. Cássio passou por um mau momento no Corinthians e chegou até a receber ameaças de morte por parte da torcida, mas deu a volta por cima e foi crucial para ajudar a equipe a garantir vaga na Libertadores 2023. 

TROFÉU MESA REDONDA

Goleiro Cássio é entrevistado durante evento.
Nicole Mingoranci

LATERAL-DIREITO: RODINEI (FLAMENGO) 

Rodinei Marcelo De Almeida, nascido em Tatuí, São Paulo, retornou ao Flamengo em 2021, time em que já havia atuado em 2015. Com a sua dedicação e o apoio de Dorival Júnior, tornou-se titular, fazendo história no time e dando a volta por cima. Agora, Rodinei é premiado como Melhor Lateral Direita pelo Troféu Mesa Redonda, fruto de seu talento e carisma. 

Em entrevista à ESQUINAS, Rodinei afirmou não ter pensado ou criado expectativas para a próxima temporada de jogos. “Estou simplesmente pensando nas férias, em aproveitar com os meus amigos, minha família. Um tempo para descansar, relaxar e deixar o futebol um tempinho de lado”. Quando questionado sobre o seu futuro no clube, Rodinei afirmou que ainda está pensando sobre, mas que agora irá descansar para, posteriormente, decidir se continua ou não atuando no Flamengo em 2023. 

PRIMEIRO ZAGUEIRO: DAVID LUIZ (FLAMENGO) 

David já atuou em times europeus, como Chelsea, Arsenal e Paris Saint-Germain, além de já ter sido titular na seleção brasileira. Hoje, sob comando de Dorival Júnior, David é o xerife da zaga rubro-negra e foi peça-chave na conquista da Copa do Brasil e Copa Libertadores da América, ambas em 2022.  

TROFÉU MESA REDONDA

David Luiz atuou em diversos times internacionais, até voltar ao país e atuar pelo Flamengo.
Nicole Mingoranci

David, ao receber o prêmio, emocionou-se ao relembrar da dificuldade que é para jogadores de futebol conseguirem se consolidar na profissão, principalmente aos jovens que vem da periferia: “saí de casa com 14 anos e só voltei a ver a minha família com 16 anos, dois anos depois (…) Era difícil ficar longe da família. Talvez seja a realidade da maioria das pessoas, mas o primeiro passo quando a gente joga futebol é tentar mudar a vida da nossa família, para mim não foi diferente”.  

O zagueiro ainda relembrou a história de vida difícil Rodinei, seu companheiro de time, que foi de desacreditado da condição de titular do rubro-negro. “Dedico o troféu a ele (Rodinei) e a todos os outros meninos que conheci no Flamengo”, disse David. 

SEGUNDO ZAGUEIRO: PEDRO HENRIQUE (ATHLETICO PARANAENSE) 

Após sua passagem no Timão, e um empréstimo ao Bragantino, Pedro Henrique passou a atuar pelo Athletico-Paranaense, em 2020. Ao lado do time, conquistou a Copa Sul-Americana em 2021 e ajudou o Furacão a chegar em sua segunda final de Libertadores no século.  

Ao lado de sua esposa, o jogador recebeu o troféu e emocionou-se ao relembrar de seus primeiros passos no futebol até a consolidação como jogador profissional.  

Em conversa com ESQUINAS, o zagueiro afirmou que suas expectativas para a próxima temporada de jogos é a melhor possível. “É um elenco muito novo. Felipão soube tratar esse elenco. Cada um dará o seu melhor para que na próxima temporada, a gente possa chegar à final de mais uma Libertadores, disputar um Brasileiro até o final das últimas rodadas e a Copa do Brasil também”, disse Pedro Henrique. 

LATERAL ESQUERDO: PIQUEREZ (PALMEIRAS) 

Em pouco tempo de Palmeiras, Piquerez já conquistou muita coisa: além do carinho da torcida, o lateral faturou os títulos da Copa Libertadores da América 2021, e a Recopa Sul-Americana, o Campeonato Paulista e o Brasileiro em 2022.  

O jogador comentou sobre a recepção que teve tanto dos torcedores quanto dos próprios jogadores. Relembrou, ainda, das gírias e “palavras feias” em português que seu companheiro de campo e amigo, Gustavo Scarpa, o ensinava logo no início.  

PRIMEIRO MEIO-CAMPISTA: ANDRÉ (FLUMINENSE) 

André foi eleito a revelação da última edição do Campeonato Brasileiro. Apesar de ter apenas 21 anos,  o meio-campista venceu o prêmio Bola de Prata em 2022 e, agora, é premiado como Melhor Primeiro Meio-Campista pelo Troféu Mesa Redonda.  

Em entrevista à ESQUINAS, André falou sobre a sua temporada de 2022 e disse o que espera para 2023: “Foi uma temporada de bastante evolução e de muito trabalho, principalmente este ano, pude ganhar mais maturidade e mais evolução, ainda mais depois da chegada do professor Diniz (…) O professor só chegou tem seis meses, então creio que a próxima temporada vai ser melhor ainda, com o time mais entrosado, mais encaixado”. 

Além disso, o jogador contou como o técnico Fernando Diniz o ajudou a melhorar seu futebol: “acho que o jeito dele jogar. Um jeito único e diferente, em que todos os jogadores se destacam. Estamos a todo o tempo com a bola e acaba ficando mais fácil. Por isso, ele foi uma peça fundamental para nós este ano”. 

SEGUNDO MEIO-CAMPISTA : ZÉ RAFAEL (PALMEIRAS)  

Zé Rafael Vivian, mais conhecido como Zé Rafael, nasceu em em junho de 1993 em Ponta Grossa. Começou no futebol em 2012, pelo Coritiba, e em 2014 acabou sendo emprestado para o Novo Hamburgo. Mais tarde, em 2015, foi para o Londrina onde participou de 58 jogos e marcou 10 gols, sendo destaque de seu time na série B de 2016.  Atuou pelo Bahia e chegou a final da Copa do Nordeste 2017 e o Campeonato Baiano de 2018.  

Em 2018, chegou ao clube da Barra Funda, o Palmeiras. Filho de palmeirense e torcedor do Clube, tem papel importante na campanha vitoriosa da equipe. Apelidado de “Trem”, Zé chegou a ser o líder de desarmes da equipe na temporada de 2021, além de ter sido campeão da Libertadores pelo alviverde duas vezes.  Já atuou em campeonatos nacionais como o Paulistão A1, Brasileirão, Copa do Brasil, e torneios internacionais como a Libertadores, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes.  

Durante a premiação, o apresentador Flávio Prado questionou Zé Rafael sobre uma prática fora das quatro linhas: a luta. Zé, então, revelou que há mais ou menos dois anos pratica boxe, depois da temporada de 2019. Segundo ele, foi uma temporada difícil para os palmeirenses.  

Veja mais em ESQUINAS

O campeão brasileiro na voz da torcida: conheça personagens da conquista do Palmeiras

Até 2026? Cinco seleções que ficaram de fora da Copa do Mundo no Catar

Conheça as histórias e novidades do Movimento Verde Amarelo, primeira torcida organizada da seleção brasileira

TERCEIRO MEIO-CAMPISTA: ARRASCAETA (FLAMENGO) troféu mesa redonda

Giorgian Daniel de Arrascaeta Benedetti nasceu em junho de 1994, em Nuevo Berlim. Giorgian, curiosamente, era o nome do cavalo que seu pai possuía e que competia quando era jovem.  

Arrascaeta começou a jogar futebol com 4 anos pelo Pescadores Unidos. Logo depois, foi para o Club Anglo, em que rapidamente se destacou e ganhou a atenção do Defensor Sporting. Chegou ao futebol brasileiro em 2015, quando foi contratado pelo Cruzeiro, levando a Copa do Brasil 2017 sobre o Flamengo, além de tornar-se o oitavo estrangeiro a marcar em uma final da Copa do Brasil.  

Arrascaeta chegou ao Flamengo em 2019 em uma negociação que envolveu muito dinheiro. Com o Mengão, o meio campista empilha títulos, assim essa temporada mostrou com a Libertadores e Copa do Brasil. E, agora, Arrascaeta é premiado como Melhor Terceiro Meio-campista pelo Troféu Mesa Redonda. 

O jogador não esteve presente na premiação por já estar reunido com a seleção uruguaia para a disputa da Copa do Mundo no Catar, mas agradeceu pela conquista em uma entrevista gravada com Flávio Prado. Nela, o atleta do Flamengo comentou que receber o Troféu Mesa Redonda novamente “representa o reconhecimento do trabalho durante todo o ano, então, fico feliz”, e ainda dedicou o prêmio a seus companheiros de campo. 

QUARTO MEIO-CAMPISTA: GUSTAVO SCARPA (PALMEIRAS)  

Gustavo Henrique Furtado Scarpa, nasceu em janeiro de 1994, em Campinas. Em 2014 estreou na equipe profissional do Fluminense, mas com pouco espaço na equipe, foi emprestado ao Bragantino no final de 2014.  

Pouco tempo depois, retornou ao tricolor das Laranjeiras, onde pôde realizar o sonho de jogar ao lado de Ronaldinho Gaúcho. Já em 2018, chegou ao Palmeiras, em que atuou desde então. Scarpa agora se despede do futebol brasileiro para atuar pelo Nottingham Forest  e realizar seu sonho de jogar na Europa. 

Em entrevista à ESQUINAS, o meia foi questionado sobre essa mudança de time, do atual campeão brasileiro, Palmeiras, para a equipe que está prestes a ser rebaixada na Premier League – o Nottingham Forest. “Expectativa boa, estou super empolgado (risos). Estou feliz, sei que vai ser difícil para caramba, mas já está na zona de rebaixamento, não tem como ficar pior, então é chegar lá e aproveitar ao máximo”, disse Scarpa.

Além do prêmio pela atuação como meio-campista, Scarpa foi eleito o craque do Brasileirão.

PRIMEIRO ATACANTE: PEDRO (FLAMENGO) 

Pedro Guilherme Abreu dos Santos, ou apenas Pedro, nasceu no Rio de Janeiro em junho de 1997, iniciou sua trajetória no futebol na base do Fluminense, em 2014. O centroavante estreou com a camisa Tricolor em 2016, mas foi ganhar projeção nacional apenas em 2018, quando a presença do treinador Abel Braga. 

No Fluminense, atuou em 93 partidas, marcando 31 gols, até ser transferido para a Fiorentina, da Itália. No velho continente, porém, perdeu espaço e não conseguiu atuar muito com a camisa do time italiano. 

Sem chances na Viola, voltou ao Brasil em 2020 para atuar no Flamengo, por onde brilhou em 2022, marcando 29 gols em 59 jogos nesta temporada, números e desempenho que o ajudaram a ser convocado para a Copa do Mundo 2022. 

SEGUNDO ATACANTE: RONY (PALMEIRAS) troféu mesa redonda

Rony foi revelado pelo Remo, teve breve passagem pelo sub-20 do Cruzeiro, Naútico, e posteriormente foi jogar no futebol japonês. Sem tanto destaque por lá, se transferiu para o Athletico-PR, onde brilhou e ajudou a equipe na conquista da Sul-Americana 2018 e da Copa do Brasil 2019. Após uma ótima temporada, chamou atenção do Palmeiras e foi contratado pelo alviverde em 2020. 

O atacante teve um início difícil até sua consolidação com a camisa do Verdão e demorou a engrenar: foi uma seca de 21 jogos, muita corneta e xingamento da torcida, até conseguir chegar ao seu primeiro gol. Hoje, ele é peça-chave na equipe de Abel Ferreira e não cansa de quebrar recordes. O jogador foi o artilheiro do Palmeiras no Brasileirão 2022, marcando 12 gols pela equipe. 

O programa ainda prestou uma homenagem ao atacante, que recebeu a placa de gol mais bonito do Brasileirão do Troféu Mesa Redonda, devido ao gol de bicicleta que marcou, no Maracanã, na 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Fluminense. A homenagem foi entregue por Marlon Góes, cantor que lançou o hit “É gol do Rony”. 

TÉCNICO: DORIVAL JR. (FLAMENGO) 

Dorival Silvestre Júnior nasceu em Araraquara, no dia 25 de Abril de 1962. É ex-jogador profissional de futebol e agora é treinador. Em mais de seus 20 anos de carreira como técnico, Dorival coleciona títulos importantes e passagens por diversos clubes brasileiros: Palmeiras, Fluminense, Santos, etc. 

O treinador, de 60 anos, foi contratado pelo Flamengo na metade do ano, em junho, com contrato de apenas seis meses, até o final da temporada 2022. Em pouco tempo no Flamengo, foi responsável pelo título da Copa do Brasil e da Libertadores de 2022 e agora é especulado na Seleção Brasileira. 

Em meio a incertezas em relação ao seu futuro, ESQUINAS perguntou ao treinador se ele vai ou não renovar com a equipe em 2023: “Ainda não conversaram, devem conversar ainda essa semana! Eu tenho contrato até o final do ano. Eu estou tranquilo, vamos aguardar”. 

Além do troféu, Dorival também recebeu, como representante do Clube de Regatas  do Flamengo, uma homenagem pelos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores.

REVELAÇÃO DO CAMPEONATO  

Com apenas 16 anos, 2 meses e 15 dias, Endrick fez sua estreia no Brasileirão e se tornou o segundo jogador mais jovem a estrear na competição, ficando atrás apenas de Ângelo, atacante do Santos, que estreou com 15 anos. 

O atacante do Verdão é o único jogador da história do Palmeiras a ser campeão em todas as categorias de futebol, do sub-11 ao profissional. No Brasileiro, o camisa 16 do alviverde atuou em 7 partidas e marcou 3 gols.

Prêmio para Neuer troféu mesa redonda

O Troféu também homenageou o goleiro multicampeão Manuel Neuer. O ex-jogador Paulo Sérgio foi ao centro de treinamento da equipe alemã do Bayern de Munique para entregar o prêmio ao goleiro.  

Paulo aproveitou, ainda, a Copa do Mundo para relembrar a edição de 2014, que ocorreu no Brasil. Neuer revelou que os alemães se sentiram muito bem no país, que se divertiram com o povo e com a conquista, “será sempre contado que fomos campeões no Brasil e isso é uma alegria”.  

A equipe do Palmeiras teve diversos jogadores com premiação individual. Cada um desses destaques fez sua parte e, junto, o elenco rendeu ao alviverde mais um título de campeão brasileiro. O Palmeiras foi homenageado pela conquista desta temporada e pela hegemonia no futebol brasileiro, já que o alviverde é o maior campeão da competição, com 11 títulos 

A atração musical deste ano ficou por conta do grupo de samba “VOU PRO SERENO” e contou com o lateral-direito Rodinei tocando tamborim no anfiteatro da Fundação Cásper Líbero. 

Dos premiados, Arrascaeta e Pedro, ambos do Flamengo, não puderam estar presentes na cerimônia de premiação, pois já estavam concentrados com as suas respectivas seleções, Uruguai e Brasil, para a disputa da Copa do Mundo FIFA 2022.

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.