O aniversário da Stock Car foi coroado com as vitórias de Gabriel Casagrande e Ricardo Maurício no Autódromo de Interlagos
O Autódromo de Interlagos foi palco da segunda etapa da Stock Car Pro Series 2023. Com um fim de semana ensolarado, a maior categoria do automobilismo sul-americano, criada em 22 de abril de 1979, comemorou os seus 44 anos com um verdadeiro show de competitividade.
Os treinos foram liderados por diferentes pilotos, essa diversidade se repetiu em ambas as corridas. Tendo assim, o top 10 formado por equipes variadas – com exceção da RCM Motorsport e Ipiranga Racing, que tiveram seus dois pilotos entre os 10 primeiros colocados na primeira e segunda corrida, respectivamente.
A equipe Amattheis Vogel está sendo o destaque da temporada. Lucas Foresti liderou o último treino livre e Gabriel Casagrande conquistou a pole position (1º lugar na largada) no sábado, largando bem e segurando a ponta até o fim da corrida. Casagrande foi premiado com o Man of the Race por ter conquistado mais pontos, além de ter recebido outro troféu por ter feito a volta mais rápida da primeira corrida.
O recordista em pódios, Ricardo Maurício, ganhou a segunda corrida e assumiu o primeiro lugar no campeonato com 70 pontos. O final de semana foi especial para o piloto, além da conquista, ele se emocionou ao receber o tão esperado prêmio de terceiro lugar da sua corrida de estreia na Stock Car.
Em 2004, Maurício estreou na categoria e cruzou em quinto lugar, após o evento, dois pilotos foram punidos. Com isso, ele pulou para terceiro colocado, mas até o último fim de semana ele não havia sido premiado.
Mudanças no grid
Renan Guerra substituiu, no primeiro treino, Tony Kanaan que não pode voltar a tempo, pois estava treinando para as 500 Milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos. Além dessa substituição, Rafael Martins representou Nelson Piquet Jr durante todo o fim de semana. Nelsinho correu pela European Le Mans no último domingo (23), dando espaço para Martins estrear na Stock Car.
VEJA MAIS EM ESQUINAS
Super Final da Stock Car: uma disputa entre a tradição e o novo
50 Anos de GP no Brasil: exposição em memória da F1 fica no Ibira até domingo
Sábado de classificação
No aniversário da Stock Car, Gabriel Casagrande conquistou a sétima pole position de sua carreira em classificação equilibrada com os jovens pilotos Enzo Elias e Rafael Martins da Crown Racing. Os garotos foram bem na classificação e passaram para o Q2. Elias quase disputou o Q3, já Martins surpreendeu ao passar para a segunda fase.
Dudu Barrichello sofreu com o câmbio de seu carro no dia anterior ao da corrida, em exclusiva a ESQUINAS, Barrichello demonstrou confiança na máquina e agradeceu aos mecânicos que ficaram até tarde resolvendo o problema.
“O câmbio ficou muito bom. Ontem, os meninos da Full Time (equipe) trabalharam muito nisso, subi aqui às 22h30 e eles estavam terminando de resolver o problema. Infelizmente esse é o automobilismo, não existe culpado, é uma situação de corrida. Fomos P15, que é um resultado razoável antes da qualificação, foram as minhas primeiras voltas, acredito que eu possa melhorar. Estou bem confiante e confortável, estamos mais fortes do que na etapa anterior em Goiânia e isso me deixa feliz.”
Durante a classificação, Barrichello fez boas voltas, mas não conseguiu passar para a terceira fase (Q3).
1ª Corrida
O Autódromo de Interlagos sediou a primeira corrida da etapa, com temperatura de pista na casa dos 40ºC e sem previsão de chuva. Cacá Bueno e Julio Campos largaram dos boxes devido a problemas mecânicos.
Cesar Ramos em terceiro, conseguiu ultrapassar Rubinho Barrichello e assumiu a segunda colocação. Na mesma volta, Barrichello perdeu o 3º lugar para Bruno Baptista, mas nenhum dos dois ficou com o terceiro andar do pódio, o piloto Guilherme Salas dormiu com o bronze da Stock Car.
Nessa corrida – com exceção de Gianluca Petecof – todos os pilotos completaram a etapa. A vitória ficou para Casagrande, relembrando 2021, ano em que conquistou o seu primeiro título nessa mesma pista.
Assim, o pódio foi formado pelos pilotos Gabriel Casagrande (1º), Cesar Ramos (2º) e Guilherme Salas (3º). No entanto, Ramos foi punido em 20 segundos por irregularidade no pit-stop, fazendo com que o segundo lugar ficasse com Guilherme Salas e o terceiro Bruno Baptista.
2ª Corrida
Tendo a inversão dos 10 primeiros colocados, Ricardo Maurício liderou o grid de largada com Felipe Fraga completando a primeira fila. Logo na 1ª volta, Digo Baptista e Marcos Gomes colidiram, ocasionando num pneu furado e no fim da prova para Baptista. Matías Rossi também sofreu com essa colisão e teve que deixar a prova.
Além dessas colisões, Sergio Jimenez bateu contra o carro de Cesar Ramos e também não completou a prova. Assim como Felipe Massa, que perdeu o capô duas vezes durante a corrida, seus mecânicos tentaram remendar com fitas adesivas resistentes, porém não foi suficiente.
Já Enzo Elias levou bandeira preta após colisão com Allam Khodair, que parou no muro da segunda curva do S do Senna. No sábado a Blau Motorsport encontrou problemas nos dois carros e fez os ajustes necessários para a prova, Khodair foi para o grid com a expectativa de comemorar as 300 corridas na Stock Car, o que não aconteceu.
Nos minutos finais, Dudu Barrichello foi prejudicado por um toque de Fraga. Dudu era o 9º colocado, mas foi lançado para fora da pista na primeira perna do S do Senna, conseguiu retornar à corrida, mas terminou a prova em 21º.
Assim, o pódio da segunda corrida foi formado pelos pilotos Ricardo Maurício (1º), Rafael Suzuki (2º) e Gaetano Di Mauro (3º).
Editado por Ronaldo Saez
Encontrou algum erro? Avise-nos.