Stock Car: vitória de Casagrande e emoção de Maurício nos 44 anos da categoria - Revista Esquinas

Stock Car: vitória de Casagrande e emoção de Maurício nos 44 anos da categoria

Por Júlia Josefick (2º ano) : abril 25, 2023

Pódio da 1ª corrida da segunda etapa da Stock Car Pro Series 2023.

O aniversário da Stock Car foi coroado com as vitórias de Gabriel Casagrande e Ricardo Maurício no Autódromo de Interlagos

O Autódromo de Interlagos foi palco da segunda etapa da Stock Car Pro Series 2023. Com um fim de semana ensolarado, a maior categoria do automobilismo sul-americano, criada em 22 de abril de 1979, comemorou os seus 44 anos com um verdadeiro show de competitividade.

stock car

Allam Khodair, Marcos Gomes e Ricardo Maurício disputando posições no final da reta dos boxes
Foto: Júlia Josefick

Os treinos foram liderados por diferentes pilotos, essa diversidade se repetiu em ambas as corridas. Tendo assim, o top 10 formado por equipes variadas – com exceção da RCM Motorsport e Ipiranga Racing, que tiveram seus dois pilotos entre os 10 primeiros colocados na primeira e segunda corrida, respectivamente.

A equipe Amattheis Vogel está sendo o destaque da temporada. Lucas Foresti liderou o último treino livre e Gabriel Casagrande conquistou a pole position (1º lugar na largada) no sábado, largando bem e segurando a ponta até o fim da corrida. Casagrande foi premiado com o Man of the Race por ter conquistado mais pontos, além de ter recebido outro troféu por ter feito a volta mais rápida da primeira corrida.

stock car

Gabriel Casagrande recebendo o troféu de 1º lugar da primeira corrida.
Foto: Júlia Josefick

O recordista em pódios, Ricardo Maurício, ganhou a segunda corrida e assumiu o primeiro lugar no campeonato com 70 pontos. O final de semana foi especial para o piloto, além da conquista, ele se emocionou ao receber o tão esperado prêmio de terceiro lugar da sua corrida de estreia na Stock Car.

Em 2004, Maurício estreou na categoria e cruzou em quinto lugar, após o evento, dois pilotos foram punidos. Com isso, ele pulou para terceiro colocado, mas até o último fim de semana ele não havia sido premiado.

Mudanças no grid

Renan Guerra substituiu, no primeiro treino, Tony Kanaan que não pode voltar a tempo, pois estava treinando para as 500 Milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos. Além dessa substituição, Rafael Martins representou Nelson Piquet Jr durante todo o fim de semana. Nelsinho correu pela European Le Mans no último domingo (23), dando espaço para Martins estrear na Stock Car.

VEJA MAIS EM ESQUINAS

Super Final da Stock Car: uma disputa entre a tradição e o novo

Jovens pilotos brasileiros relatam felicidade ao chegar na Fórmula 4, mas apontam dificuldades na transição

50 Anos de GP no Brasil: exposição em memória da F1 fica no Ibira até domingo

Sábado de classificação

No aniversário da Stock Car, Gabriel Casagrande conquistou a sétima pole position de sua carreira em classificação equilibrada com os jovens pilotos Enzo Elias e Rafael Martins da Crown Racing. Os garotos foram bem na classificação e passaram para o Q2. Elias quase disputou o Q3, já Martins surpreendeu ao passar para a segunda fase.

stock car

Gabriel Casagrande conquista a pole position no Autódromo de Interlagos.
Foto: Júlia Josefick

Dudu Barrichello sofreu com o câmbio de seu carro no dia anterior ao da corrida, em exclusiva a ESQUINAS, Barrichello demonstrou confiança na máquina e agradeceu aos mecânicos que ficaram até tarde resolvendo o problema.

“O câmbio ficou muito bom. Ontem, os meninos da Full Time (equipe) trabalharam muito nisso, subi aqui às 22h30 e eles estavam terminando de resolver o problema. Infelizmente esse é o automobilismo, não existe culpado, é uma situação de corrida. Fomos P15, que é um resultado razoável antes da qualificação, foram as minhas primeiras voltas, acredito que eu possa melhorar. Estou bem confiante e confortável, estamos mais fortes do que na etapa anterior em Goiânia e isso me deixa feliz.”

Durante a classificação, Barrichello fez boas voltas, mas não conseguiu passar para a terceira fase (Q3).

stock car

Dudu Barrichello minutos antes da classificação.
Foto: Júlia Josefick

1ª Corrida

O Autódromo de Interlagos sediou a primeira corrida da etapa, com temperatura de pista na casa dos 40ºC e sem previsão de chuva. Cacá Bueno e Julio Campos largaram dos boxes devido a problemas mecânicos.

stock car

Ajustes finais no carro de Cacá Bueno antes da corrida em Interlagos.
Foto Júlia Josefick

Cesar Ramos em terceiro, conseguiu ultrapassar Rubinho Barrichello e assumiu a segunda colocação. Na mesma volta, Barrichello perdeu o 3º lugar para Bruno Baptista, mas nenhum dos dois ficou com o terceiro andar do pódio, o piloto Guilherme Salas dormiu com o bronze da Stock Car.

Nessa corrida – com exceção de Gianluca Petecof – todos os pilotos completaram a etapa. A vitória ficou para Casagrande, relembrando 2021, ano em que conquistou o seu primeiro título nessa mesma pista.

stock car

Pódio da 1ª corrida da segunda etapa da Stock Car Pro Series 2023.
Foto: Júlia Josefick

Assim, o pódio foi formado pelos pilotos Gabriel Casagrande (1º), Cesar Ramos (2º) e Guilherme Salas (3º). No entanto, Ramos foi punido em 20 segundos por irregularidade no pit-stop, fazendo com que o segundo lugar ficasse com Guilherme Salas e o terceiro Bruno Baptista.

2ª Corrida

Tendo a inversão dos 10 primeiros colocados, Ricardo Maurício liderou o grid de largada com Felipe Fraga completando a primeira fila. Logo na 1ª volta, Digo Baptista e Marcos Gomes colidiram, ocasionando num pneu furado e no fim da prova para Baptista. Matías Rossi também sofreu com essa colisão e teve que deixar a prova.

Além dessas colisões, Sergio Jimenez bateu contra o carro de Cesar Ramos e também não completou a prova. Assim como Felipe Massa, que perdeu o capô duas vezes durante a corrida, seus mecânicos tentaram remendar com fitas adesivas resistentes, porém não foi suficiente.

stock car

Allam Khodair sendo resgatado da pista em Interlagos.
Foto: Júlia Josefick

Já Enzo Elias levou bandeira preta após colisão com Allam Khodair, que parou no muro da segunda curva do S do Senna. No sábado a Blau Motorsport encontrou problemas nos dois carros e fez os ajustes necessários para a prova, Khodair foi para o grid com a expectativa de comemorar as 300 corridas na Stock Car, o que não aconteceu.

Nos minutos finais, Dudu Barrichello foi prejudicado por um toque de Fraga. Dudu era o 9º colocado, mas foi lançado para fora da pista na primeira perna do S do Senna, conseguiu retornar à corrida, mas terminou a prova em 21º.

stock car

Com a vitória na segunda corrida, Ricardo Maurício garantiu a ponta do campeonato.
Foto: Júlia Josefick

Assim, o pódio da segunda corrida foi formado pelos pilotos Ricardo Maurício (1º), Rafael Suzuki (2º) e Gaetano Di Mauro (3º).

Editado por Ronaldo Saez

Encontrou algum erro? Avise-nos.