Nesta temporada, serão abordados temas relativos às propostas dos candidatos, os deveres dos eleitos e a dinâmica da eleição durante a pandemia
Às vésperas das eleições municipais, que ocorrem no próximo domingo, 15 de novembro, muitas questões vêm à mente da população quanto à escolha de um candidato.
Considerando isso, a segunda temporada do podcast Papo de Esquina se propõe a informar e discutir sobre esses questionamentos que aparecem quando é necessário escolher os administradores da cidade
O podcast, produzido pela Revista Esquinas em parceria com a Rádio Gazeta Online, tem como produtores e apresentadores neste ciclo os casperianos Beatriz Foiadelli, Eduardo Reis, Júlia Goes e Sophia Moraes; com a supervisão do professor e editor da Revista Esquinas, Rodrigo Ratier.
No primeiro episódio, o tema abordado é o “Direito à Cidade” e como ele deve ser considerado na hora da escolha do candidato a votar. Esse conceito diz sobre o direito de usufruir plenamente dos recursos presentes nos municípios, e que muitas vezes são negados na falta de planejamento urbano.
Para discutir esta questão, o primeiro convidado é Vinícius Santana, graduado em Administração Pública pela UNESP e pós-graduado em Gestão de Projetos pela USP. Quando ele fala desse conceito, destaca a teoria de David Harvey de que o “Direito à Cidade é, sobretudo, um direito coletivo e não individual. Porque essa transformação (do espaço urbano), inevitavelmente, depende de um exercício coletivo na forma de um processo de urbanização. (…) É um direito de refazer as nossas cidades, de um modo muito precioso e deixar de negligenciar principalmente os nossos direitos humanos.”
Veja mais:
+ Esquinas estreia podcast que explica a mais surreal das eleições nos EUA
+ Especialista explica como o ataque ao aborto legal escancara o machismo da sociedade brasileira
+ De Moreira Franco a Wilson Witzel, a corrupção fluminense antecede a Lava Jato
Os outros dois episódios dessa temporada serão lançados dias 11/11 e 13/11. Neles, os assuntos serão: os deveres e atribuições dos prefeitos e vereadores; e as peculiaridades da eleição durante a pandemia. Os entrevistados serão, respectivamente, o jornalista e mestre em ciência política pela USP, Márcio Juliboni; e a doutora em ciência política pela USP, professora da FGV, Graziella Testa.
Para você saber como foi o primeiro episódio da segunda temporada do Papo de Esquina, escute abaixo ou clique no aqui!