Das pistas às estantes: Mariana Becker lota livraria em noite de autógrafos - Revista Esquinas

Das pistas às estantes: Mariana Becker lota livraria em noite de autógrafos

Por Júlia Arruda e Valentine Boutsiavaras  : novembro 9, 2022

Foto: Valentine Boutsiavaras/Revista Esquinas

Mariana Becker, jornalista consagrada na cobertura da F1, fez lançamento da obra “Não Inventa, Mariana” em noite de autógrafos em São Paulo

Mariana Becker, repórter esportiva especializada em Fórmula 1, acaba de lançar seu primeiro livro. “Não inventa, Mariana” narra a vasta experiência da jornalista como correspondente internacional da Fórmula 1. A noite de autógrafos lotou a livraria Drummond, localizada no Conjunto Nacional, em São Paulo, nessa terça-feira (8). 

O evento começou às 18:30, mas os fãs já formavam uma fila horas antes da jornalista chegar. Mais de 200 pessoas compareceram ao local, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. A obra foi inspirada em uma viagem ao Japão, mas é um compilado geral das aventuras de Mariana ao redor do mundo. Atualmente, Becker está na Rede Bandeirantes, mas é figura carimbada para os fãs mais assíduos da F1. 

“Esse é um livro com várias crônicas que contam o meu dia a dia como viajante do mundo, pelo mundo”, afirma Becker. “Tem alguma coisa de Fórmula 1, mas não tem muita. Se você está achando que é um livro de F1, não é. É um livro de viagens pelo mundo através da Fórmula 1”, completa. 

Relembre a carreira de Mariana Becker 

Mariana foi correspondente internacional da Rede Globo e fez a cobertura da Fórmula 1 entre 2008 e 2020. No ano seguinte, o contrato da emissora com a Liberty Media, dona dos direitos da Fórmula 1, chegou ao fim.  

Com isso, Becker não teve seu contrato renovado e deixou a emissora após 27 anos. Logo em seguida, porém, Mariana assinou com a Rede Bandeirantes, atual detentora dos direitos da F1, e continua exercendo a função de repórter internacional na emissora.  

Veja mais em ESQUINAS

Conheça a W Series, a categoria feminina do automobilismo

O país que deixou de acelerar

Jovens pilotos brasileiros relatam felicidade ao chegar na Fórmula 4, mas apontam dificuldades na transição

Além das aparições na tela da TV, Becker também marca presença nas suas redes sociais. No Instagram, ela posta sua vida e trabalho durante a temporada da F1, com fotos e vídeos durante as viagens nos finais de semana de corrida.  

Ela ainda criou dois quadros em sua rede social: #GuriaBoaEssa, vídeos de teor autobiográfico no qual a repórter narra a história de uma mulher que conquistou o seu espaço em um ambiente predominantemente masculino. O quadro é lançado às quintas-feiras. A segunda série é o Lado M, às terças-feiras, em que ela conta “um lado meu que vocês não sabem tanto, ou que tenham curiosidade em conhecer”. 

Acelerando nas estantes 

Foi em seu Instagram que Becker anunciou o lançamento de seu primeiro livro, “Não Inventa, Mariana”. O título, afirma, é uma sátira com comentários infames que ouviu ao longo da vida. “Essa foi a frase que eu mais ouvi na vida inteira, mesmo assim eu continuo inventando”, diz Mariana. 

Banner da noite de autógrafos do livro “Não Inventa, Mariana”
Valentine Boutsiavaras/Revista Esquinas

Mariana tem mais de 200 mil seguidores no Instagram e inspira milhares de meninas ao redor do Brasil a seguirem carreira no automobilismo. “É difícil me dar conta disso, mas eu me sinto com uma responsabilidade grande, eu gosto, me dá prazer de inspirar essas pessoas”, diz. 

Apesar da carreira  em torno do automobilismo, as histórias do livro vão além do mundo da Fórmula 1. “Eu acho que é importante a gente mostrar que não somos só uma coisa na vida, somos muitas outras. Então me dá muito prazer falar sobre outros assuntos que não sejam só a Fórmula 1, senão a gente fica muito monotemático. Você precisa disso, como jornalista e como pessoa. Acho que, pra vida ter graça, você tem que tratar de vários assuntos. Foi por isso que resolvi fazer esse livro”. 

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.