Messi, CR7 e mais: Comentarista explica mudanças da última janela de transferência do futebol europeu - Revista Esquinas

Messi, CR7 e mais: Comentarista explica mudanças da última janela de transferência do futebol europeu

Por Izabella Giannola : setembro 13, 2021

Foto: Fanny Schertzer

Leonardo Bertozzi, jornalista dos canais Disney, avalia PSG como favorito para Champions League e Manchester United fortalecido após janela de transferência

Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Sérgio Ramos e Romelu Lukaku. Após a última janela de transferência do futebol europeu, nenhum desses nomes permaneceu no mesmo clube. Encerrado no último dia 31 de agosto, o período de contratações foi um dos mais movimentados da história e abalou grandes equipes do continente. Dentre as mudanças, os maiores nomes do futebol na atualidade e muitas surpresas.

Messi no PSG e elenco de ouro

Lionel Messi assinou com o Paris Saint-Germain nesta temporada, despedindo-se do Barcelona, time que o acompanhou por cerca de 17 anos. Agora, o craque embarca na equipe francesa acompanhado de Neymar, Mbappé, o também recém contratado Sérgio Ramos e outros grandes nomes. Com isso, o time é um dos favoritos a conquistar a taça da Champions League.

Para o jornalista e comentarista dos canais Disney, Leonardo Bertozzi, o PSG terá uma grande vantagem ao se falar no campeonato: “É claro que se juntar Messi, Neymar e Mbappé, além de Sergio Ramos, Donnarumma e Hakimi, você não pode deixar de apontar esse time como um dos favoritos, ou até então, como o grande favorito a ganhar a Champions League.”

Ele afirma que o clube francês terá que conviver com essa pressão, mas acredita ser difícil imaginar um elenco maior para perseguir o título. O Paris Saint-Germain nunca conquistou a premiação em toda sua história.

Barcelona prejudicado na janela de transferência

O Barcelona, por sua vez, terá que lidar com a perda de dois dos maiores nomes do elenco: Messi e Antoine Griezmann, que voltou ao Atlético de Madrid. Para Bertozzi, o clube espanhol sai prejudicado desta janela de transferência, já que além de encerrar contrato com os dois jogadores, não buscou ninguém para repor o elenco por conta de problemas financeiros.

“Por mais que tentem fazer outras contratações, você está falando do principal jogador da história do clube, um dos maiores da história do futebol, para muita gente o maior. Isso não se substitui em um piscar de olhos”, explica.

Cristiano Ronaldo volta ao Manchester United

Nas últimas semanas de agosto, Cristiano Ronaldo foi anunciado no Manchester United, clube que o revelou. O jogador já havia passado pela equipe inglesa por seis temporadas, antes de assinar com o Real Madrid e a Juventus.

A chegada do craque surpreendeu a todos, já que muitos torcedores supunham que ele permaneceria por mais uma temporada na Juventus. Outros boatos, no entanto, apontavam que ele seria contratado pelo Manchester City, treinado por Pep Guardiola e vice-campeão da última Champions.

Veja mais em ESQUINAS

Com a covid de escanteio, Eurocopa conta com torcida nos estádios em todos os jogos

Diversidade no futebol: Brasileirão tem o maior número de estados representados desde 1993

Das gravatas às chuteiras: por que o futebol necessita de ações afirmativas raciais?

De acordo com Bertozzi, poucos times teriam condições de manter um jogador como CR7. O atleta possui um dos salários mais altos do mundo e, para o jornalista, a escolha talvez tenha sido uma surpresa inclusive para o Manchester United. Segundo ele, a chegada do português pode devolver ao time a posição de destaque nas competições: “Enriquece o clube, a Premier League e o United que, desde a era Fergunson, tem ficado ausente do protagonismo”. Bertozzi afirma que agora, junto a Cavani, CR7 fará toda diferença como um grande atacante.

Juventus sem CR7

A Juventus, mesmo que de nome tão tradicional, não vinha realizando uma boa temporada nas competições. “Mesmo com Cristiano Ronaldo, a equipe sofreu para se classificar para a Champions, foi um ano muito difícil”, lembra o jornalista. Na última temporada do torneio, a equipe italiana foi eliminada pelo Porto, um time com menor expressividade e elenco, o que revoltou os torcedores e o próprio clube.

Para Bertozzi, no entanto, a saída do jogador pode ter sido uma boa oportunidade para que a Juventus pense em novos investimentos. “Para mim, não existe nenhum jogador maior que um clube”, aponta.

Mbappé: dúvida na janela de transferência

Kylian Mbappé é um dos maiores destaques do PSG. Campeão da última Copa do Mundo pela França, o jovem jogador agitou o mercado da bola nesta última janela de transferência. A questão que estava em discussão era sobre uma possível saída do clube e contrato com o Real Madrid.

Porém, ao final da janela, os clubes revelaram que Mbappé permanecerá no PSG. Para Bertozzi, o francês parecia bem decidido sobre sair do PSG e realizar seu sonho de jogar no time espanhol. De acordo com o jornalista, essa pode ser a última temporada do jogador na equipe, mas enxerga que, mesmo insatisfeito, ele se entregará e dará seu rendimento máximo.

Editado por Julia Queiroz.

Encontrou um erro? Avise-nos.