ESQUINAS preparou uma coletânea de textos e um bate-papo com a Frente Lisandra, o coletivo feminista da Cásper Líbero
Dia Internacional da Mulher! Além de celebrar a luta feminina pela equidade de direitos, o 8 de março é uma efeméride que convida à reflexão sobre as conquistas, desafios e objetivos de mulheres de todo o mundo na construção de uma sociedade igualitária em gênero, um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
A data como conhecemos hoje é, na verdade, uma unificação de feriados anteriores semelhantes e, por conta disso, suas origens são múltiplas e difusas. Há raízes do atual dia da mulher desde os Estados Unidos à Rússia revolucionária. Nosso 8 de março propriamente dito, entretanto, remete a um decreto da ONU de 1975 – o “Ano Internacional das Mulheres”, como fora intitulado.
O dia da mulher, na verdade, se faz todos os dias naqueles espaços em que há engajamento pela pauta feminina. É o caso da Frente Casperiana Lisandra, o coletivo feminino da Faculdade Cásper Líbero, mas também em cada matéria dedicada a esclarecer o público sobre as mais urgentes reivindicações das mulheres.
A ESQUINAS abrigou, em diversas ocasiões e com muito orgulho, trabalhos deste teor. Como especial de hoje, portanto, oferecemos uma coletânea de textos que exploram temas associados ao feminismo e ao feminino, além de uma entrevista exclusiva com líderes da Frente Lisandra.