Ser jovem em 2022: confira as reportagens da 4º edição do Redação Aberta - Revista Esquinas

Ser jovem em 2022: confira as reportagens da 4º edição do Redação Aberta

Por Redação : novembro 1, 2022

O momento de escolher a profissão normalmente não é fácil. Mas se professores de graduação resolvessem dar um gostinho do curso aos estudantes do ensino médio? É isso que a Cásper Líbero faz por meio do Redação Aberta.

Na segunda edição de 2022, mais de 30 jovens participantes puderam aprender um pouco sobre a prática do jornalismo. O projeto “Redação Aberta” é desenvolvido pelo Núcleo Editorial da faculdade e teve a primeira edição realizada em 2021. A última edição contou com o tema ‘Ser jovem em 2022’.

Os estudantes tiveram noções básicas sobre critérios jornalísticos, elaboração de pautas, preparação de entrevistas e produção de matérias. Durante o curso, eles também participaram de entrevistas coletivas simuladas, o que deu ainda mais um gostinho da profissão. Ser jovem em 2022

Os dez dias de curso resultaram em produções jornalísticas escritas sobre elementos e fenômenos que fazem parte da vida do jovem brasileiro atualmente. Cada etapa do processo contou com a orientação dos monitores do Núcleo Editorial (Anna Casiraghi, Nathalia Jesus, Pedro Moreira, Juliano Galisi, Gabriel Serpa, Marina Fornazieri e Ana Cecília Andolfo) e supervisão dos professores Eduardo Nunomura e Helena Jacob, além da participação da professora Lorena Vieira. Ser jovem em 2022

Confira abaixo os textos produzidos pelos alunos e deixe seu comentário! Ser jovem em 2022

 SER JOVEM EM 2022 

Mesmo com proibição da Anvisa, venda e uso de cigarros eletrônicos continuam em alta no Brasil

1 em cada 5 jovens de 18 a 22 anos utilizam o dispositivo no Brasil, segundo a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Anvisa participou da fiscalização para combater a venda irregular no Rock in Rio.

Mais do que as dancinhas: como as campanhas políticas no TikTok influenciaram o voto do público jovem

Segundo cientista político, as redes sociais se tornaram um caminho menos custoso de interação entre os políticos e a sociedade, além de serem utilizadas como mecanismo de gerar reputação e confiança.

“Eu não fui preparada durante a pandemia para estudar para os vestibulares”, desabafa vestibulanda

Alunos do último ano do Ensino Médio relatam defasagens de ensino e inseguranças para prestar vestibulares após a adoção da metodologia remota por conta do isolamento social ocasionado pelo covid-19.

Novos hábitos? Geração de jovens opta por bancos digitais pela facilidade e praticidade

Em pesquisa feita com 54 jovens entre 17 e 30 anos, bancos digitais lideram a preferência dentro do grupo, mas também sentem falta da segurança dos bancos tradicionais.

Jovem LGBTQIA+ coordena grupo de jovens cristãos na Pompeia 

Apesar dos preconceitos, Tamires Adolpho lidera Encontro de Jovens com Cristo, movimento que acolhe jovens LGBTQIA+ dentro da igreja católica

Jovens pilotos brasileiros relatam felicidade ao chegar na Fórmula 4, mas apontam dificuldades na transição

Em entrevista exclusiva, Luan Lopes e Aurelia Nobels comentam gratidão de fazerem parte da primeira turma da competição no Brasil, porém não deixam de citar as dificuldades na passagem entre categorias.

Jovens e esporte: a educação física durante a covid e o papel da disciplina daqui em diante

Papel do esporte na vida dos jovens será repensado no pós-covid. Como se insere a educação física nesse contexto?

Museus em SP: o papel dos jovens na retomada do circuito de cultura

Na retomada presencial do circuito de museus em SP, público dos jovens vem ganhando cada vez mais destaque. Confira as razões e perspectivas para os espaços culturais.

Lutar e resistir: o papel do movimento estudantil para jovens universitários

Ontem e hoje, o movimento luta para a permanência de estudantes nas universidades. “A luta é tanto para quem estuda hoje, quanto para as gerações futuras”.

De likes a views: o consumo de “conteúdo crítico” por jovens nas redes sociais

Sociólogo destaca que o tipo de informação consumida pode tanto aproximar quanto afastar de um perfil questionador.

“Essencial para nossas carreiras”, diz judoca Aléxia Nascimento sobre Bolsa Atleta

Judoca da seleção brasileira, Aléxia Nascimento relata experiência pessoal e no esporte. Papel do benefício, segundo Aléxia, foi essencial para a carreira.

Politize!: jovem coordena rede que ensina política por meio de conteúdos na internet

Akihito Mitsuse gere mais de 150 voluntários da ONG Politize!, responsáveis pela produção de textos e vídeos que impactam milhões de pessoas no país.

Dos bookgrams aos booktoks: a influência das redes sociais no hábito da leitura dos jovens brasileiros

Entenda como a expansão de contas dedicadas à literatura no Instagram e o TikTok tem se tornado importantes aliados na disseminação da leitura entre o público jovem.

De times de várzea até a Europa: a dura trajetória de Lelo para se tornar um atleta profissional

Hoje trabalhando com logística, o ex-atleta Wesley da Silva Santana conta seus desafios e experiências no meio futebolístico.

Com a ansiedade da chegada do Enem, vestibulandos estabelecem redes de apoio em casa para cuidar da saúde mental

Vestibulando relata sua rotina e como ele conseguiu conciliar os estudos para as provas e o cuidado com a sua saúde mental.

Epidemia dos vapes: a fumaça que se alastrou entre os jovens

Afinal o uso do vape faz mal? É uma “porta de entrada” para o cigarro comum? Veja o que dizem os especialistas.

Ensino para todos: as dificuldades na inclusão de alunos com necessidades especiais na educação brasileira

Renata Rampazo, psicopedagoga, destaca o papel do apoio familiar para a inclusão nas escolas brasileiras. Garantia constitucional não é plenamente cumprida

O começo das escolhas erradas: a pressão depois do ensino médio

Jovens estão abandonando ou trocando de curso na graduação por pressão externa? Veja o que especialistas têm a dizer sobre esse processo

Dos bookgrams aos booktoks: a influência das redes sociais no hábito da leitura dos jovens brasileiros

Entenda como a expansão de contas dedicadas à literatura no Instagram e o TikTok tem se tornado importantes aliados na disseminação da leitura entre o público jovem

“Nunca tive clareza do que seguir”: os desafios dos jovens em transição de carreira

Jovem programadora de TI conta sua experiência profissional em uma conturbada transição de carreira