Sumário Fechar
Por Henrique Artuni, Larissa Basilio, Pedro Garcia e Thiago Bio Edição #63

O que está por vir

Eleições de 2018 são oportunidade para discutir o futuro do Brasil

Em tempos complexos, ESQUINAS se debruça sobre as Eleições, partidos políticos e movimentos juvenis para tentar entender o futuro que se avizinha.

Para compreender qual será o destino do Brasil nos próximos anos, é preciso compreender como as novas gerações se relacionam com a política. Ao mesmo tempo, há jovens ocupando seu lugar na política, enquanto outros preferem se manter isentos ou mesmo distantes da questão. Alguns buscam a filiação em partidos políticos ou criam seus próprios grupos, mas também existem os que preferem se isentar da política, por desinteresse, falta de esperança e confiança.

A relação das gerações mais recentes com a política se dá de diferentes maneiras. Pode ocorrer na militância em um movimento no qual moças e rapazes se sentem representados, na escolha por um candidato, na predileção por partidos tradicionais e também na forma como se posicionam com opiniões contrárias. Mas, para entender as novas mentalidades no quesito político, é preciso se debruçar sobre as manifestações em que os jovens estão presentes e identificar suas motivações e anseios.

A seguir, ESQUINAS realiza uma análise jornalística do que se pode esperar para o futuro do País. Um panorama de como os jovens estão agindo, das principais propostas e riscos que os candidatos à Presidência oferecem e como tem se dado as ações de importantes partidos políticos da Nação. Um mergulho no presente do Brasil para saber o que nos aguarda no futuro. Prognósticos necessários em forma de reportagens para se lançar luz a tempos obscuros.

Acesse os links abaixo para conferir cada reportagem do dossiê:

Dilemas da Constituição Cidadã – Giullia Chechia Mazza

Os salvadores da Pátria – Henrique Artuni, Larissa Basilio, Pedro Garcia e Thiago Bio

Tempos de mesóclise – Henrique Artuni

Da sopa de letrinhas ao caça-palavras – Larissa Basilio

Movimentos extremos em tempos complexos – Vanessa Nagayoshi

Sátira digital – Luana Gotardo

O último ninho do tucanato – Matheus Fernandes

Os eleitores do mito – Ully Nambu